domingo, 16 de junho de 2013

Avestruz - A maior ave do planeta
 
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Struthioniformes
Família Struthionidae
Gênero Struthio
Espécie Struthio camelus


Os avestruzes são as maiores aves do planeta, medindo cerca de dois metros, podendo alcançar 150 quilos, quando adultos. Embora não tenham capacidade de voo, são bastante ágeis na locomoção, atingindo 60 quilômetros por hora. São encontrados naturalmente em savanas e estepes africanos e em algumas regiões da Arábia.
São animais onívoros, com aparelho digestivo complexo, incluindo dois estômagos. Possuem somente dois longos dedos em cada pé, com uma unha em cada um. O pescoço é longo, a cabeça pequena e as asas, atrofiadas.
Até aproximadamente um ano e meio de idade, fêmeas e machos são muito semelhantes. Após este período, tais animais conquistam a maturidade sexual. Fêmeas passam a apresentar cor acinzentada; e os machos são pretos com as pontas das asas brancas.
A vida reprodutiva desses animais dura em torno de trinta anos; dando origem a aproximadamente 70 ovos/ano, por fêmea. Estes pesam aproximadamente um quilo e meio, têm em torno de 20 cm de altura por 15 cm de largura; e são chocados pelos machos, por no mínimo quarenta dias.
Tais animais se adaptam bem a vários tipos de clima, são resistentes a doenças, possuem grande expectativa de vida (60 anos), iniciam sua atividade reprodutiva precocemente, são bastante dóceis e facilmente domesticáveis. Tais características, aliadas ao fato de possuírem carne saborosa e magra, couro resistente e plumas muito bonitas; permitiram com que se tornassem animais muito visados para a criação comercial. Tal atividade, denominada estrutiocultura, iniciou-se em nosso país no ano de 1995.
Existem cinco subespécies de avestruz: Struthio camelus australis, Struthio camelus camelus, Struthio camelus massaicus, Struthio camelus molybdophane, e Struthio camelus syriacus, já extinta. O cruzamento específico entre elas permitiu o surgimento das variedades exploradas comercialmente:
- African black, também chamada de pescoço preto: cruzamento entre S.c. syriacus, S.c. camelus e S.c. australis;
- Blue neck, também chamada de pescoço azul: cruzamento entre S.c. molybdophanes, S.c. australis e S.c. syriacus;
- Red neck, também chamada de pescoço vermelho: cruzamento entre S.c. camelus e S.c. massaicus.
Quanto ao status de conservação, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, IUCN, considera que tais animais se encontram em risco mínimo de extinção (least concern, LC).
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/animais/avestruz.htm

Nenhum comentário: