domingo, 9 de junho de 2013

Relato de Experiência ( por Carlos Roberto)

Oi Tutora Márcia e colegas cursistas, não me recordo quando surgiu o gosto pela leitura ou escrita, mas lembro-me de que quando criança, tinha eu cinco ou seis anos de idade, minha irmã comprou uma coleção de livros de histórias infantis ( Gato de Botas, Pinóquio, Branca de Neve, etc ). Eram de capa dura, bonitos e ricamente ilustrados. Como ainda não era alfabetizado as histórias eram lidas para mim, outras vezes fazia a leitura visual e recriava , acrescentando ou retirando personagens e até mesmo modificando o final das mesmas. Eram os livros que haviam em casa, além de alguns didáticos, de forma que não fui incentivado à leitura nem mesmo com as professoras na escola, que tudo proibiam, inclusive a leitura de gibis. Porém, na segunda série, antigo primário, mesmo com as sequelas que a professora deixou em nós alunos devido ao seu comportamento deplorável, foi com ela que descobri o gosto pela escrita. Fizemos uma redação e a minha foi a escolhida e exposta no mural da escola, em destaque. Acredito ter sido isso que motivou-me a escrever sem tantos receios e mais tarde com alguma fluencia.... ainda assim prefiro não lembrar daquela época. Já na quarta série a professora incentivava a leitura, inclusive dos gibis e tudo o que nele continha, desde sinais de pontuação a interpretação dos tipos de balões, expressões fisionômicas, moral das histórias, etc. Muito obrigado Professora Sônia Maria Urioste Alteiro Quando na faculdade, FAFIT, tive e ainda tenho orgulho dos meus professores, todos selectos, críticos, bons leitores, dinâmicos e entusiastas e foi nesse ambiente que de fato descobri o verdadeiro prazer pela leitura com o incentivo dos Professores : Afonso Carlos Bonno, Ary Neves da Silva, Antônio Benoni Giansanti, Meire Shimabukuro, Marlene Goldoni, etc. Estou na Educação faz 28 anos e quase sete readaptado na sala de leitura da EE Parque das Nações e nessa nova etapa profissional sinto-me mais realizado em relação a leitura pois os alunos não apenas pedem sugestões como também compatilham suas experiências.

Nenhum comentário: