sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇAÕ DE APRENDIZAGEM- TEXTO PAUSA

TEXTO: PAUSA – MOACYR SCLIAR 


Ano: 9º ano – Ensino Fundamental 

Aulas previstas: 08 aulas 

Conteúdo: Gênero Conto, retomada dos conceito de gêneros textuais e das características da narrativa. 

Estratégias: Aula Interativa, uso Leitura e levantamento de questões acerca do texto; intertextualidade com outros gêneros e textos: “Feliz Aniversário”, Clarice Lispector; “Vou-me embora pra Pasárgada”, Manuel Bandeira.

Trabalhar com as seguintes palavras: Conto, Cotidiano, Pausa, Análise, Interpretação. 

Competências e habilidades: Reconhecer as características do gênero e fazer com que o aluno seja capaz de entender a finalidade social desse gênero, podendo vir a fazer uso dele. Entender e fazer uso das características do texto literário, contextualizando-o no momento histórico.

Material: folhas xerocopiadas, livro didático, livros de projetos da Prodesc e uso da SAI para pesquisas. 

Habilidades de leitura – Antes da leitura

 1ª aula 

*Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto (com esta análise espera-se que o aluno consiga perceber aspectos de nosso cotidiano que muitas vezes passam despercebidos). Este estudo pode levar o aluno fazer escolhas mais maduras para seu futuro pessoal e profissional para a vida, a literatura humaniza. 

*Antecipação do tema;
O que significa a palavra pausa? 
Em que momentos fazemos pausas?
Refletir acerca de nós mesmos é importante? 

Neste momento podemos propor uma dinâmica, que os alunos fazem uma “Pausa”. Para isso propomos a audição de uma música calma e relaxante. (Sugestão do vídeo acima)

 *Apresentar o texto 
Inferências a respeito do porquê do texto receber esse título; 
Inferências a respeito do gênero;

 2ª e 3ª aulas – Durante a leitura 

*Ler o texto até a 20ª linha – fazer pausa;
* Confirmação das inferências anteriores; 
*levantamento das suspeitas do restante do texto; 
*Continuação da leitura e fechamento da discussão sobre a confirmação ou não das inferências; 
* Levantamento da ideia central: Samuel foge da rotina alugando um quarto de hotel aos domingos, usando um codinome, Isidoro. Ressaltar que a caracterização do ambiente é importante para a construção da cena e da verossimilhança do texto, bem como é parte responsável pela constituição de sentido da construção do personagem na mente do leitor. 
*Levantamento de questões implícitas no texto: 
Por que o personagem tem essa atitude com relação à família?
Repare na caracterização da mulher do personagem. O que você achou dela? Repare na caracterização dela e comente. Observe a expressão: “Azedume na voz” “Provavelmente a mulher é rejeitada pelo protagonista que prefere comer sanduíches num quarto sujo de hotel a desfrutar a sua companhia em uma refeição em casa”.
O que será que nosso personagem pensa dela?
Você já teve vontade de se “esconder” das pessoas? Por quê? 

Sugestões de trabalhos intertextuais: 

O conto oferece a possibilidade de intertextualidade. Uma opção é o poema “Vou-me embora pra Pasárgada” em que desejos não realizados em ambos os textos, mostram a fuga da realidade e o fato de que o tempo não volta. Uma boa reflexão para o aluno posicionar-se já na sociedade como futuro agente da mesma. Quando refugia-se em sonhos, Samuel procura um meio de adentrar outro mundo, fugindo do estresse, implicações do homem moderno; já Bandeira vê um meio de realizar coisas que as forças físicas não lhe permitem mais. 
Um segundo  momento pode ser a análise do perfil psicológico de Samuel, comparado ao personagem do conto “Feliz Aniversário” em que se aborda muito bem o assunto.

 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Aulas – Depois da leitura

*Trabalhar o gênero e os verbos: tempos verbais; 
*Foco narrativo; *Marcas de tempo e espaço; 
*Coesão e coerência; *Finalidade social do gênero;
*Tempo cronológico e tempo psicológico;
*Linguagem empregada. 
*Avaliação: 
 Observação da participação do aluno nas discussões; 
 Solicitar uma produção do gênero e verificar se o aluno consegue inserir no texto as características solicitadas; 
*Auto avaliação do professor: 
Consegui mediar o conhecimento? 
O conteúdo estava apropriado?
 Quantos alunos apresentaram mais dificuldades? 

 Bibliografia 

Imagens da Natureza para relaxar. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=aKHW8abxfac &gt; Acesso em: 15/06/2013 às 18:18
 LISPECTOR, Clarice. Feliz Aniversário. Texto extraído do livro "Laços de Família", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1998, pág. 54. Disponível em < http://www.releituras.com/clispector_aniversario.asp > Acesso em: 15/06/2013
 BANDEIRA, Manuel. Vou me embora pra Pasárgada. Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90 Disponível em: < http://www.releituras.com/mbandeira_pasargada.asp &gt; Acesso em: 15/06/2013.

Nenhum comentário: