domingo, 2 de junho de 2013

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

              Meu primeiro contato com a leitura e a escrita, que eu me lembro, foi ao seis anos de idade quando entrei na 1ª série e foi através da “Cartilha Sodré”. Ah! Foi uma maravilha! Descobrir as letrinhas! Saber depois que, juntando essas letrinhas, formava-se as sílabas e juntando as sílabas, as palavras. Mas, agora quando penso em como ou quando me apaixonei pela leitura, trago a imagem do meu professor de Português. Ele se chamava Tarcísio e tudo o que sei e porque resolvi me tornar uma professora de Português, devo a ele.
                Não sei precisar com certeza se foi na 5ª ou 6ª série, mas me lembro bem que o livro que me marcou muito e fez com que eu me apaixonasse de vez pela literatura foi “O Meu Pé De Laranja Lima” de José Mauro de Vasconselos.  Recordo que cada aluno lia um livro, escrevia as impressões sobre o mesmo e depois tinha que contar para a classe sobre o que o livro falava, se tinha gostado ou não... Já se passaram tantos anos (nem tantos assim) e não recordava muito bem da história, por isso, estou relendo esse livro.
                A partir daí não parei mais. Passei a ser uma visitante assídua da biblioteca da escola. Além dos livros literários da escola, recordo que lia também gibis, aquelas famosas ”fotonovelas” e também romances como: Júlia, Sabrina, Bianca etc.
                É como afirma Marilena Chauí: “O livro é um mundo porque cria mundos...”. A leitura nos leva a um mundo imaginário, abre caminhos para novos mundos,  ideias e sentimentos. É uma experiência  radiosa em nossa vida. E concordo com Contardo Calligaris de que “a função da literatura é a de libertar o ser um humano” e de “humanizá-lo” conforme afirma Antonio Candido.
                Sou uma devoradora de livros. Chego a passar a noite em claro quando estou lendo um livro muito interessante e não vejo a hora de saber o final. Isso, quando não dou uma espiada no final por ser uma pessoa muito ansiosa. A leitura para mim é algo essencial para o desenvolvimento, principalmente o intelectual.. Estou sempre lendo “alguma coisa”, menos “bula de remédio”. Perdi esse hábito depois que li sobre os efeitos colaterais do remédio e depois de tomá-lo, passei a senti-los. Não sei se foi psicológico ou físico mesmo, mas prefiro não mais saber...

                Em suma, na escola, a leitura constitui, junto com a escrita, um dos principais objetos da educação formal em língua escrita e está na base de todas as aprendizagens. Portanto, ensinar a ler, isto é, contribuir com o desenvolvimento de estratégias que permitam compreender o que se lê, é uma das funções fundamentais da educação em todas as áreas do conhecimento.

Um comentário:

Ana Estela disse...

Nossa Adriana, que bacana seu depoimento,também sou uma devoradora de livros, a pouco tempo, eu também senti vontade de reler " Mistério do Cinco Estrelas " para ver se depois de dez anos eu ainda me encantava.... adivinha o que aconteceu ??? rsrs Parabéns pelo depoimento