terça-feira, 4 de junho de 2013

Minha Historia com a Leitura

Eu me recordo que quando estava nas series iniciais, eu até que lia, gostava de pegar livrinhos na biblioteca, mas não era nada muito consciente, pegava por pegar. Mais tarde na 5ª, e 6 ª eu simplesmente parei de ler. Até que um belo dia no meio da 7ª série, quando eu já estudava na Escola Altino Arantes, durante o recreio não encontrei o meu irmão Lazaro, pois comíamos o lanche juntos. Depois de andar o pátio todo, vi que ele estava na biblioteca que, naquela época, ficava aberta durante o intervalo. Enquanto esperava meu irmão escolher um gibi, (aliás ele só lê isso até hoje) eu olhei os livros, os livros olharam para mim... pronto, amor à primeira vista. Naquele dia, levei “O mistério do Cinco Estrelas “do Marcos Rey (Coleção Vaga-Lume), escolhi porque gostei das primeiras páginas (e ‘assim que escolho livro até hoje) e o devorei em dois dias, me fascinei com aquele mundo. Desde então meus melhores companheiros passaram a ser esses objetos quadrados cheios de folhas, eu lia no recreio, lia na classe nos finais de aula, lia, lia... Uma vez uma amiga disse, que quando me via lendo, era como se estivesse comendo um doce bem gostoso. Na 8ª série, o Caracol do Projeto de Leitura da Professora de Português, ficou todo pintado, tantos eram os livros, tive sorte de ter dois amigos: Flávio e André, que também liam bastante, então nós meio que disputávamos qual era o desenho mais colorido. Nesse ano li mais de 20, e no outro ano, e no outro.... Como eu me lembro disso? Tamanha era a relação sentimental com os livros que eu anotava tudo em um caderno... depois fiquei adulta, não quis terminar com essa brincadeira de menina adolescente e tenho a lista até hoje...

Nenhum comentário: