domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - “Meu primeiro beijo” (Antônio Barreto). ( Por Alessandra Meira)

A situação de aprendizagem aqui apresentada é referente ao texto
                      “Meu primeiro beijo” (Antônio Barreto).


Sugestão Ano / Série: 8º ano / 7º série / 9º ano 8º série

Tempo de duração: 10 aulas.
                            
Antes
Conhecendo o autor Antônio Barreto.
Filho de Manuel da Costa Pinto Barreto e de sua mulher Maria do Céu de Morais Taborda e irmão de João Manuel de Morais Taborda Barreto, foi para Vila Real muito cedo, onde viveu até finalizar os estudos liceais.
Estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra até 1963, ano da sua partida para a Suíça. Acabou por se licenciar em Sociologia, na Universidade de Genebra, em1968. Foi assistente daquela Universidade, até 1970, onde voltaria para se doutorar, em 1985.  (www.wikipedia.org/wiki/António_Barreto‎)

Conhecimentos prévios: Que tipo de beijo você conhece?
(amigo, pai, mãe, paixão, amor, traiçoeiro, interesseiro, irônico).
Manter a relação entre todos os tipos de beijo e suas intenções.

Reflexões sobre o tema proposto.
*Explorar os diferentes sentidos do beijo.
*A origem do beijo (desde o beijo de Judas em Jesus, no texto bíblico, que remetia a uma traição, apesar do beijo ser um ato de amor, ao beijo técnico que se tornou tão banal).
( www.vocesabia.net/curiosidades/a-historia-do-beijo)
*Questioná-los em que fase da vida ocorre o primeiro beijo.
*Despertar a sensibilização do aluno através de músicas.
*Quais são as músicas que ele conhece com a palavra beijo? (Pedir fragmentos).
*Qual é o sentido do beijo na letra da música?
*Fazer a comparação entre o texto e a letra da música.
* O que esperam encontrar no texto.

Durante
* Leitura do texto.
* Explanação do título.
*Vocábulos desconhecidos.
*Palavra chave.
*Leitura por parágrafos.
*Inferências para estabelecer relação entre o título e o texto (contexto).

Depois
*Trabalhar características do gênero.
*Pesquisar textos que mantenham relação intertextual com “Meu primeiro beijo” ( ex. música)
*Comparar as expectativas de antes,  com as depois da leitura.
*Trabalhar a oralidade ( característica do gênero, reconto, síntese).
*Abordar a questão polêmica (a banalização do beijo)
*Levantar os riscos de doenças transmitidas pelo beijo. (www.tuasaude.com › Doenças Infecciosas‎)


Na Base do Beijo


Quando eu te pegar você vai ver...
você vai ver... ai de ti...ai de ti...

Vai se amarrar, só vai querer saber de mim
você vai se dar bem, e eu também
você vai se dar bem, e eu também

Comigo é na base do beijo,
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
não tem chove não molha                           
Desse jeito que eu sou                            
Comigo...
Comigo é na base do beijo,
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
não tem chove não molha
Desse jeito que eu sou

Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego, faço o amor acontecer

Quando amo é pra valer
Quando amo é pra valer
Dou carinho, me entrego, faço o amor acontecer

Vamos namorar beijar na boca
Vamos namorar beijar na boca
Vamos namorar beijar na boca
Vamos namorar beijar na boca




Nenhum comentário: